por Anderson A. Pitz, LC


Hoje, em Roma, o Papa consagrará o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria. Todos nós estamos convidados a entregar à maternal proteção de nossa Mãe celestial os nossos corações, as nossas vidas, nossa família, nossa profissão, nossas ações.

Consagrar-se vem do latim (cum sacrare) e significa “tornar sagrado”. Uma pessoa ou um objeto se torna sagrado quando se dedica à Deus, quando se oferece e pertence a Deus. Este é o convite que nos faz hoje o Papa: colocar as nossas vidas sob a proteção de Nossa Senhora, dedicar-lhe tudo o que somos, temos, fazemos para que suba a Deus como uma oferenda grata aos seus olhos.

Em Medjugorje, no dia 17 de maio de 1984, Nossa Senhora disse: “Queridos filhos, hoje estou muito feliz porque muitos de vocês desejam consagrar-se a Mim. Agredeço-lhes. Não se arrependerão. Meu filho Jesus quer conceder-lhes, através de Mim, particulares graças. Meu Filho está contente pela vossa consagração a Mim. Obrigada a todos que responderam o meu chamado”.

Podemos dirigir a Nossa Senhora aquela famosa consagração de Santo Inácio de Loiola: “Toma, Senhor, e recebe toda a minha liberdade. Minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade; todo o meu ter e meu possuir. Tudo me deste e a ti devolvo. Tudo é teu; Tudo é teu: dispõe de tudo conforme tua vontade. Dá-me teu amor e graça, que estas me bastam”.

Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro, neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Quando nos entregamos a Maria, Ela nos toma entre seus braços como um filho pequeno. No colo de sua mãe não teme os perigos, as inseguranças. Deixemos que Nossa Senhora nos aqueça com seu calor maternal, nos abraçe, nos proteja e nos conduza à maior felicidade: viver uma vida plena ao lado de Jesus.

Leave a Reply