Marcelo Fiães - maestro em Ciências do Matrimônio e Família pelo Istituto João Paulo II de Roma, é consultor familiar, orientador espiritual e desenvolve seu apostolado em Milão, Itália. Está casado, com dois filhos e consagrou seu matrimonio no Movimento Regnum Chirsti.



E a família cristã? Se toda e qualquer família é imagem de Deus, aquela cristã é tal imagem em modo sacramental. Uma família que nasce da fé é um sacramento, um sinal sensível do Deus invisível, é um sinal onde as pessoas podem sentir Deus. “Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt. 18, 20). E é também por isso, como vimos ao início, é difícil para quem não tem fé entender o que de verdade é uma família! Porque Jesus é parte dessa comunhão!

Uma família cristã não só é imagem eficaz de Deus, mas está posta dentro de Deus, participa já nessa terra da comunhão das pessoas da Santíssima Trinidade. É como uma Eucaristia ambulante. Por isso dizemos que a família cristã é uma Igreja domestica. Porque de fato a Igreja e a Eucaristia são uma coisa só, uma nasce da outra. Assim também a família cristã nasce da Eucaristia, e se transforma em Eucaristia, e celebra essa Eucaristia sempre que vive a unidade na caridade que Jesus pediu ao Pai:  “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17,21).

Então a Igreja é uma grande família, a família dos cristãos, a família de Deus, pois é uma comunhão de pessoas unidas no amor de Cristo. Uma família que não é fechada em si mesma, que não é fim em si mesma, mas que vive, obra e reza com Jesus para que um dia todos nos sejamos um!  Uma só família, como Deus nos criou.

Leave a Reply